Gratificação Adiada e o Teste do Marshmallow

Todos temos alguns desafios na vida, como seguir uma alimentação mais saudável, ter uma prática de exercícios regular, disciplina para concentrar e estudar para um concurso, entre outros. Cada um tem os seus. Você já parou para pensar porque algumas pessoas conseguem enfrentar e vencer estes desafios e outras sentem tanta dificuldade quando os enfrentam? Pois existe uma habilidade chamada gratificação adiada que é a base para se alcançar estas e outras tantas conquistas que tanto desejamos!

 

Esta habilidade foi muito estudada no Teste do Marshmallow, como é conhecido, que se refere a uma série de experimentos realizados sob a coordenação do psicólogo Walter Mischel no final dos anos 60 e início dos anos 70 na Universidade de Stanford.

 

O experimento consiste em oferecer a uma criança, em uma sala que continha somente uma cadeira e uma mesa, uma recompensa de sua escolha, que podia ser um marshmallow, um biscoito ou um pretzel. O pesquisador dizia às crianças que elas podiam escolher entre comer a guloseima escolhida ou esperar por quinze minutos sem comê-la, quando então seriam recompensados com outra guloseima igual.

 

 

O Experimento de Stanford

 

Das mais de 600 crianças que participaram do experimento, uma minoria comeu a guloseima imediatamente. Dos que tentaram esperar, um terço conseguiu esperar o suficiente para ganhar a segunda guloseima.

 

Alguns estudos foram realizados após alguns anos, através de questionários enviados aos pais destas crianças. Estes questionários buscavam verificar o desempenho e sucesso dos, então, adolescentes. As crianças que conseguiram esperar por uma recompensa maior foram avaliadas por seus pais como adolescentes significativamente mais competentes. Estes adolescentes também obtiveram, de forma geral, resultados melhores no SAT, prova que equivaleria ao ENEM no Brasil, usada como processo de seleção por várias universidades americanas.

 

Segundo os resultados obtidos nos vários estudos ao longo do tempo, a habilidade de se esperar por uma recompensa melhor, conhecida como gratificação adiada, está correlacionada a um maior sucesso, no futuro, em relacionamentos, esportes, desempenho escolar e profissional.

 

Marshmallow Test

 

A Habilidade de Gratificação Adiada

 

Talvez você tenha se identificado com as crianças que esperaram pela segunda guloseima, ou talvez com as crianças que não conseguiram esperar. Se você já possui a habilidade de gratificação adiada, ótimo! Você já está a um passo de muitas boas conquistas na vida, que nos exigem, em geral, certa disciplina e esforço para serem alcançadas.

 

Mas caso a gratificação adiada ainda não seja o seu forte, a boa notícia é que esta é uma habilidade que pode ser aprendida! E não tem idade para isso. Seja aos quatro anos, quatorze, quarenta ou sessenta e quatro anos, todos podemos aprender a resistir a uma tentação para conseguirmos algo melhor depois. Podemos desenvolver essa habilidade nós mesmos ou ajudar nossos filhos a desenvolvê-la.

 

Para desenvolvê-la, podemos pensar nessa habilidade como um músculo que precisa ser exercitado. Se temos um músculo fraco, não começamos a exercitá-lo carregando um peso de vinte quilos! Começamos com algo bem leve, talvez um a dois quilos. Da mesma forma, se quisermos exercitar nossa habilidade de gratificação adiada, não começamos pelo que é mais difícil para nós. Ao contrário, escolhemos um pequeno desafio. Algo que não seja imediatamente fácil, mas que nos exija um pequeno esforço. Quando este desafio passar a ser fácil para nós, aumentamos o nosso desafio. E, se seguirmos dessa forma, praticando algumas vezes por semana, provavelmente em um ano, ou talvez até em seis meses ou menos, já poderemos enfrentar os nossos maiores desafios!

 

Então, você já escolheu o pequeno desafio pelo qual vai começar? Afinal, as recompensas valem a pena!

© 2012 - Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte.

Todos os direitos reservados. www.ericksonbh.com.br

Rua Conde Linhares, 980 - Cidade Jardim

Belo Horizonte - MG. CEP: 30380-030

Tel/Fax: (31) 3344-8447