As metáforas são utilizadas em psicoterapia porque são consideradas capazes de gerar mudanças nas maneiras de pensar e de agir, graças à seu modo particular de oferecer mensagens evolutivas. Falam com o inconsciente e usam uma linguagem universal; apresentam um mundo de possibilidades; podem remover e escavar até despertar recursos adormecidos; deixam o sujeito livre, respeitando seu próprio tempo e modo.
Clarissa Pinkola Estés, analista junguiana e contadora de histórias relata: “As histórias colocam a vida interior em movimento e são particularmente importantes onde a vida interior está amedrontada, emperrada ou encurralada.”
Milton H. Erickson distinguiu-se pelo uso de metáforas tanto para dar aulas quanto em psicoterapia. Ele, frequentemente, contava histórias e utilizava de recursos das “metáforas ativas”, vivenciadas. De acordo com Jeffrey Zeig, com isso era capaz de comunicar em múltiplos níveis, quebrando a resistência, gerando independência e levando ao caminho da cura.
O trabalho com crianças e adolescentes em psicoterapia na abordagem ericksoniana difere bastante da forma do trabalho feito no atendimento dos adultos. As crianças e os adolescentes, em sua maioria, não têm muita disponibilidade para falar de seus problemas, das coisas que querem vencer e ganhar e também, na maior parte dos casos, principalmente as crianças menores, não conseguem ficar muito tempo imóveis usufruindo de uma indução hipnótica feita dentro dos moldes formais. Em oposição, crianças e adolescentes são, normalmente, ótimos sujeitos para serem trabalhados com metáforas ativas, porque estão sempre aprendendo, mudando e crescendo. As brincadeiras, os jogos, desenhos e várias outras atividades infantis e de adolescentes funcionam como metáforas ativas que facilitam o processo de mudança.
Aulas teóricas, vivências, estudos de casos, videos e exercícios práticos.
5 parcelas de R$ 450,00
IMPORTANTE!
DESCONTO ESPECIAL DE 10% (dez por cento) PARA PAGAMENTO À VISTA!
Desconto de 10% para aluno e ex aluno do IMHE-BH e alunos de graduação.
(Os descontos não são cumulativos!)
Obs: É necessário fazer o pagamento antecipado para confirmar a inscrição. Em caso de não poder fazer o curso é descontado 10% da primeira parcela e o restante é devolvido integralmente.
Presidente do Instituto Milton H.Erickson de Belo Horizonte.
Psicóloga Clínica Especialista pelo Conselho Federal de Psicologia, com mais de trinta e cinco anos de experiência.
Mestra em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana pelo Centro Ericksoniano do México.
Pós graduada em Terapia de Família e Casal pela UFMG.
Atuação nas áreas de Psicoterapia de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias.
Formadora de Profissionais com o Certificate of Teaching Competence da The Milton H. Erickson Foudantion em Phoenix, EUA.
Membro da Associação Brasileira de Terapia Cognitiva.
Autora do livro: Abrindo Portas com Amor, Editora Diamante, Belo Horizonte, 2005.
Diretora Executiva do Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte.
Mestra em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana pelo Centro Ericksoniano do México.
Especialista em Psicodiagnóstico e Psicoterapia de adolescentes.
Atuação nas áreas de psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos, Psicodiagnóstico, Orientação Profissional e Orientação de Pais.
Formadora de profissionais com o Certificate of Teaching Competence da The Milton H. Erickson Foudantion em Phoenix, EUA.
Membro da Associação Brasileira de Terapia Cognitiva.
Ministra cursos de Formação de Profissionais em Psicodiagnóstico; Orientação Profissional na Clínica; Hipnose Clínica com Crianças e Adolescentes em Psicoterapia Ericksoniana sob licença da The Milton H. Erickson Foundation, INC
© 2012 - Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte.
Todos os direitos reservados. www.ericksonbh.com.br
Rua Conde Linhares, 980 - Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG. CEP: 30380-030
Tel/Fax: (31) 3344-8447