Cursos e Workshops

CURSO : METÁFORAS NA CLÍNICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES



METODOLOGIA

Aulas teóricas, vivências, estudos de casos, videos e exercícios práticos.

metaforas final

PROGRAMAÇÃO

Princípios gerais da Abordagem Ericksoniana e sua aplicação no trabalho com crianças e adolescentes.
Aspectos especiais do processo terapêutico: início, a questão do vínculo, a participação da família, a questão da alta.
Utilização de jogos.
Utilização de metáforas.
Tratamento de dificuldades que surgem na infância e adolescência (baixa auto-estima, fobias, problemas emocionais acarretando problemas de aprendizagem, agressividade, falta de limite, crianças adotadas, crianças com pais separados).
Tratamento da depressão, ansiedade e pânico
Tratamento do TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade )
Trabalhando a Sexualidade: no consultório e através dos Pais
Orientação de pais

DATAS

Módulo  I – 17/18 de setembro de 2016
Módulo  II – 29/30 de outubro de 2016
Módulo  III – 19/20 de novembro de 2016
Módulo  IV – 10/11 de dezembro de 2016
Módulo V – A combinar.

HORÁRIO
Sábado das 8:30 às 18:00 hs
Domingo das 08:00 às 14:00 hs

INSCRIÇÃO
Site: www.ericksonbh.com.br
E-mail: instituto@ericksonbh.com.br
Telefones: (31) 99617-0206 Breno
(31) 3344-8447 – Helenice
(31) 3296-5299 Shirley ou Valéria

LOCAL
INSTITUTO MILTON H. ERICKSON DE BELO HORIZONTE
Rua Conde de Linhares, 980, Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG

INVESTIMENTO

Até 25 de agosto – 5x R$ 450,00.
Até 05 de Setembro – 5x R$ 470,00.
A partir de 06 de Setembro 5x  R$ 500,00.

10% de desconto para pagamento à vista.
5% de desconto no cheque pré-datado.
Estudantes de graduação e ex- alunos do curso de Formação Ericksoaniana do IMHE-BH têm 10% de desconto.

Obs.: Os descontos não são acumulativos.

MINISTRANTES

MS- Angela Cota CPR04/0561
Presidente do Instituto Milton H.Erickson de Belo Horizonte.
Psicóloga Clínica Especialista pelo Conselho Federal de Psicologia, com mais de trinta e cinco anos de experiência.
Mestra em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana pelo Centro Ericksoniano do México.
Pós-graduada em Terapia familiar pela UFMG.
Atuação nas áreas de Psicoterapia de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias.
Formadora de Profissionais com o Certificate of Teaching Competence da The Milton H. Erickson Foudantionem Phoenix, EUA.
Membro da Associação Brasileira de Terapia Cognitiva.
Idealizadroa do TOP – projeto de formação em Treinamento e Orientação de Pais.
Livros Publicados:
• COTA, Angela O controle da respiração e o aumento da performance física e mental. In: PERCIA, Andre; ABISSAMRA, Daniel; SITA, Mauricio. Coaching esportivo & saúde. Editora Ser Mais. São Paulo, 2015. p.21-28.
• COTA, Angela. GUIMARÃES, José Augusto. Melhores Pais, Melhores Filhos. Editora Diamante, Belo Horizonte, 2012.
• COTA, Angela. GUIMARÃES, José Augusto. Abrindo Portas com Amor. Editora Diamante, Belo Horizonte, 2005.

 

MS- A. Cristina Cota – CRP 04/13655 – Diretora Executiva IMHE – BH
Mestra em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana pelo Centro Ericksoniano do México.
Especialista em Psicodiagnóstico e Psicoterapia de adolescentes.
Atuação nas áreas de psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos; Psicodiagnóstico; Orientação Profissional; Orientação de Pais.
Formadora de profissionais com o Certificate of Teaching Competence da The Milton H. Erickson Foudantionem Phoenix, EUA.
Ministra cursos de Formação de Profissionais em Psicodiagnóstico; Orientação Profissional na Clínica; Hipnose Clínica com Crianças e Adolescentes e Psicoterapias Ericksonianas sob licença da The Milton H. Erickson Foundation, INC.

 

Como e por quê as Metáforas podem ser úteis em Psicoterapia?

As metáforas são utilizadas em psicoterapia porque são consideradas capazes de gerar mudanças nas maneiras de pensar e de agir, graças à seu modo particular de oferecer mensagens evolutivas. Falam com o inconsciente e usam uma linguagem universal; apresentam um mundo de possibilidades; podem remover e escavar até despertar recursos adormecidos; deixam o sujeito livre, respeitando seu próprio tempo e modo.
Clarissa Pinkola Estés, analista junguiana e contadora de histórias relata: “As histórias colocam a vida interior em movimento e são particularmente importantes onde a vida interior está amedrontada, emperrada ou encurralada.”
Milton H. Erickson distinguiu-se pelo uso de metáforas tanto para dar aulas quanto em psicoterapia. Ele, frequentemente, contava histórias e utilizava de recursos das “metáforas ativas”, vivenciadas. De acordo com Jeffrey Zeig, com isso era capaz de comunicar em múltiplos níveis, quebrando a resistência, gerando independência e levando ao caminho da cura.

Porque utilizar Metáforas Ativas com crianças e adolescentes em Psicoterapia?

O trabalho com crianças e adolescentes em psicoterapia na abordagem ericksoniana difere bastante da forma do trabalho feito no atendimento dos adultos. As crianças e os adolescentes, em sua maioria, não têm muita disponibilidade para falar de seus problemas, das coisas que querem vencer e ganhar e também, na maior parte dos casos, principalmente as crianças menores, não conseguem ficar muito tempo imóveis usufruindo de uma indução hipnótica feita dentro dos moldes formais. Em oposição, crianças e adolescentes são, normalmente, ótimos sujeitos para serem trabalhados com metáforas ativas, porque estão sempre aprendendo, mudando e crescendo. As brincadeiras, os jogos, desenhos e várias outras atividades infantis e de adolescentes funcionam como metáforas ativas que facilitam o processo de mudança.

 

OBSERVAÇÕES FINAIS
As turmas acontecerão com, no mínimo, 10 pessoas.
O Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte se dispõe a ministrar o curso de Atendimento em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes – Metáforas Ativas em outras localidades, seja no interior de Minas Gerais ou em outros estados brasileiros.

© 2012 - Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte.

Todos os direitos reservados. www.ericksonbh.com.br

Rua Conde Linhares, 980 - Cidade Jardim

Belo Horizonte - MG. CEP: 30380-030

Tel/Fax: (31) 3344-8447