PROGRAMAÇÃO
Princípios gerais da Abordagem Ericksoniana e sua aplicação no trabalho com crianças e adolescentes.
Aspectos especiais do processo terapêutico: início, a questão do vínculo, a participação da família, a questão da alta.
Utilização de jogos.
Utilização de metáforas.
Tratamento de dificuldades que surgem na infância e adolescência (baixa auto-estima, fobias, problemas emocionais acarretando problemas de aprendizagem, agressividade, falta de limite, crianças adotadas, crianças com pais separados).
Tratamento da depressão, ansiedade e pânico
Tratamento do TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade )
Trabalhando a Sexualidade: no consultório e através dos Pais
Orientação de pais
INTENSIVO
DATAS
De 03 à 08 de Julho de 2017
HORÁRIO
8:30 às12:30 e 14 às 18:00 hs
INSCRIÇÃO
Site: www.ericksonbh.com.br
E-mail: instituto@ericksonbh.com.br
Telefones: (31) 99617-0206 Breno
(31) 3344-8447/ 987948447 – Helenice
(31) 3296-5299 Shirley ou Valéria
LOCAL
INSTITUTO MILTON H. ERICKSON DE BELO HORIZONTE
Rua Conde de Linhares, 980, Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG
INVESTIMENTO
5 Parcelas de R$ 500,00
10% de desconto para pagamento à vista.
Desconto especial para pagamentos até dia 15 de Junho.
5% de desconto no cheque pré-datado.
Estudantes de graduação de medicina e psicologia e ex- alunos do curso de Formação Ericksoaniana do IMHE-BH têm 10% de desconto.
Obs.: Os descontos não são acumulativos.
Em caso de desistência do curso será descontado 10% de taxa administrativa.
MINISTRANTES
MS- Angela Cota CPR04/0561
Presidente do Instituto Milton H.Erickson de Belo Horizonte.
Psicóloga Clínica Especialista pelo Conselho Federal de Psicologia, com mais de trinta e cinco anos de experiência.
Mestra em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana pelo Centro Ericksoniano do México.
Pós-graduada em Terapia familiar pela UFMG.
Atuação nas áreas de Psicoterapia de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias.
Formadora de Profissionais com o Certificate of Teaching Competence da The Milton H. Erickson Foudantionem Phoenix, EUA.
Membro da Associação Brasileira de Terapia Cognitiva.
Idealizadroa do TOP – projeto de formação em Treinamento e Orientação de Pais.
Livros Publicados:
• COTA, Angela O controle da respiração e o aumento da performance física e mental. In: PERCIA, Andre; ABISSAMRA, Daniel; SITA, Mauricio. Coaching esportivo & saúde. Editora Ser Mais. São Paulo, 2015. p.21-28.
• COTA, Angela. GUIMARÃES, José Augusto. Melhores Pais, Melhores Filhos. Editora Diamante, Belo Horizonte, 2012.
• COTA, Angela. GUIMARÃES, José Augusto. Abrindo Portas com Amor. Editora Diamante, Belo Horizonte, 2005.
MS- A. Cristina Cota – CRP 04/13655 – Diretora Executiva IMHE – BH
Mestra em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana pelo Centro Ericksoniano do México.
Especialista em Psicodiagnóstico e Psicoterapia de adolescentes.
Atuação nas áreas de psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos; Psicodiagnóstico; Orientação Profissional; Orientação de Pais.
Formadora de profissionais com o Certificate of Teaching Competence da The Milton H. Erickson Foudantionem Phoenix, EUA.
Ministra cursos de Formação de Profissionais em Psicodiagnóstico; Orientação Profissional na Clínica; Hipnose Clínica com Crianças e Adolescentes e Psicoterapias Ericksonianas sob licença da The Milton H. Erickson Foundation, INC.
Como e por quê as Metáforas podem ser úteis em Psicoterapia?
As metáforas são utilizadas em psicoterapia porque são consideradas capazes de gerar mudanças nas maneiras de pensar e de agir, graças à seu modo particular de oferecer mensagens evolutivas. Falam com o inconsciente e usam uma linguagem universal; apresentam um mundo de possibilidades; podem remover e escavar até despertar recursos adormecidos; deixam o sujeito livre, respeitando seu próprio tempo e modo.
Clarissa Pinkola Estés, analista junguiana e contadora de histórias relata: “As histórias colocam a vida interior em movimento e são particularmente importantes onde a vida interior está amedrontada, emperrada ou encurralada.”
Milton H. Erickson distinguiu-se pelo uso de metáforas tanto para dar aulas quanto em psicoterapia. Ele, frequentemente, contava histórias e utilizava de recursos das “metáforas ativas”, vivenciadas. De acordo com Jeffrey Zeig, com isso era capaz de comunicar em múltiplos níveis, quebrando a resistência, gerando independência e levando ao caminho da cura.
Porque utilizar Metáforas Ativas com crianças e adolescentes em Psicoterapia?
O trabalho com crianças e adolescentes em psicoterapia na abordagem ericksoniana difere bastante da forma do trabalho feito no atendimento dos adultos. As crianças e os adolescentes, em sua maioria, não têm muita disponibilidade para falar de seus problemas, das coisas que querem vencer e ganhar e também, na maior parte dos casos, principalmente as crianças menores, não conseguem ficar muito tempo imóveis usufruindo de uma indução hipnótica feita dentro dos moldes formais. Em oposição, crianças e adolescentes são, normalmente, ótimos sujeitos para serem trabalhados com metáforas ativas, porque estão sempre aprendendo, mudando e crescendo. As brincadeiras, os jogos, desenhos e várias outras atividades infantis e de adolescentes funcionam como metáforas ativas que facilitam o processo de mudança.
OBSERVAÇÕES FINAIS
As turmas acontecerão com, no mínimo, 10 pessoas.
O Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte se dispõe a ministrar o curso de Atendimento em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes – Metáforas Ativas em outras localidades, seja no interior de Minas Gerais ou em outros estados brasileiros.
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